Business
A modernização da Rede de Distribuição de Energia Elétrica através da IoT (Internet of Things)
No Congresso Nacional foram apresentados projetos de lei para implantar medidores de consumo de energia elétrica digitais (conhecidas como smart grids), em substituição aos mecânicos, nas redes de distribuição de energia elétrica.
Dois projetos com um mesmo propósito
De um lado, o projeto de lei n. 2932/2015 que trata do Plano Nacional de Redes Elétricas Inteligentes. De outro lado, o projeto de lei do Senado n. 356/2017 incentiva a modernização das instalações do serviço de distribuição de energia elétrica.
A finalidade das propostas legislativas é equipar as concessionárias e permissionárias dos serviços de distribuição de energia elétrica, com sensores inteligentes, para melhorar a eficiência da rede, a segurança no fornecimento da energia elétrica, com a redução do tempo de restabelecimento do fornecimento de energia elétrica, a redução de perdas, o gerenciamento do consumo pelos consumidores, entre outras.
A implantação de dispositivos de tecnologia digital nas redes de energia elétrica tem o potencial de melhorar a comunicação bidirecional entre as empresas distribuidoras de energia elétrica e os consumidores. Este mercado de aplicações de internet das coisas (IoT), no âmbito das redes de distribuição de energia elétrica, tem o potencial para atrair significativos investimentos na fabricação e comercialização de medidores digitais, com a geração de novos negócios.
Conteúdo relacionado:
Áreas residenciais contaminadas por ruídos e poluição ambiental sonora: instrumentos de prevenção de reparação
ago 22, 2023
Newsletter Direito da Comunicação – Edição especial do mês do meio ambiente – Junho/2023 está disponível
jun 30, 2023
Ebook Condomínios inteligentes, saudáveis e sustentáveis
maio 24, 2023