Portal Direito da Comunicação Direito da
Comunicação

Portal Direito da Comunicação

Portal Direito da Comunicação

Internet

Receita Federal publica norma que aprova compartilhamento de dados utilizando Blockchain

por Ericson Scorsim

nov 27, 2018

A Receita Federal publicou a Portaria n. 1.788/2018 que autoriza a utilização da tecnologia de blockchain em processos de compartilhamento de dados na administração pública federal.
Em foco, principalmente, o compartilhamento de dados entre as administrações públicas responsáveis pela tributação.
Também, mediante convênio para intercâmbio de informações entre diversos governos e entidades públicas.
Esta Portaria está fundamentada no Decreto 8.789/2016 que dispõe sobre o compartilhamento de dados na administração pública federal.
Consideram-se dados cadastrais sob o CPF, CNPJ, PIS, PASEP, o título de eleitor, a razão social das empresas, data de constituição, tipo societário, composição societária, classificação nacional de atividades econômicos e dados públicos de pessoa jurídica ou empresa individual, nome civil/ou social de pessoas naturais, data nascimento, filiação, naturalidade, nacionalidade, sexo, estado civil, grupo familiar, endereço e vínculos empregatícios.
São excluídos do compartilhamento os dados protegidos por sigilo fiscal sob gestão da Secretaria da Receita Federal.
O objetivo é criar uma rede de banco de dados, compartilhada de governo para governo, garantindo-se o acesso aos dados, bem como a rastreabilidade do acesso pelas entidades autorizadas. A tecnologia blockchain serve para o registro distribuído dos dados, a partir da descentralização como medida de segurança. É um protocolo de segurança e confiança na autenticação dos dados, bem como no registro de acesso aos dados, bem como eventuais modificações nos mesmos. É disponibilizado ao cidadão o blockchain do cadastro da pessoa física (bCPF), uma solução de governo para governo para simplificar a base de dados do CPF. Há a previsão de contratos digitais, a partir da tecnologia blockchain.