Tecnologia
EUA decide incentivar manutenção de sua liderança em inteligência artificial
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou ordem executiva, em 11/02/2019, sobre a liderança norte-americana em inteligência artificial.
O objetivo é proteger a tecnologia americana diante de competidores estratégicos e nações adversárias, e também, promover as descobertas científicas, competitividade econômica e segurança nacional.
Além disso, quer-se preparar a economia atual para os empregos do futuro.
Assim, o governo americano pretende promover investimentos sustentáveis em inteligência artificial, mediante pesquisas e desenvolvimento com a indústria, academia, parceiros internacionais e aliados.
Porém, destacam-se, diante do acesso e utilização de dados, a necessidade de proteção às liberdades civis, à privacidade, a confidencialidade e segurança.
Pretende-se, assim estabelecer as diretrizes para o desenvolvimento de práticas regulatórias e não regulatórias pelas agências federais encarregadas do tema da inteligência artificial.
Em relação à força de trabalho, busca-se incentivar programas em escolas e universidades, para educar os estudantes em matéria de inteligência artificial.
Atualmente, as empresas norte-americanas Google e Amazon são os líderes em inteligência artificial.
Porém, diante do risco de os Estados Unidos ser ultrapassado pela China neste campo tecnológico, é que se resolveu editar a Executive Order.
Na prática, incentiva-se investimentos federais, com o aumento de gastos públicos em pesquisa e desenvolvimento, bem como compra de inteligência artificial.
Não há, no entanto, detalhes para medir as ações relacionadas aos objetivos da política pública sobre inteligência artificial
Conteúdo relacionado:
Áreas residenciais contaminadas por ruídos e poluição ambiental sonora: instrumentos de prevenção de reparação
ago 22, 2023
Newsletter Direito da Comunicação – Edição especial do mês do meio ambiente – Junho/2023 está disponível
jun 30, 2023
Ebook Condomínios inteligentes, saudáveis e sustentáveis
maio 24, 2023