Portal Direito da Comunicação Direito da
Comunicação

Portal Direito da Comunicação

Portal Direito da Comunicação

Internet

Autoridade de Proteção de Dados da Irlanda abre investigação contra Google para verificar práticas em relação à privacidade dos usuários

por Ericson Scorsim

maio 23, 2019

A Autoridade de Proteção de Dados da Irlanda (Ireland’s Data Protection Commissioner), em 22.5.2019, abriu investigação para apurar as práticas do Google em relação à proteção à privacidade dos usuários, em relação à publicidade digital. A medida está fundamentada no Data Protection Act of 2018 (seção 110) e objetiva verificar se as atividades de processamento de dados, no contexto de transações online relacionadas à publicidade digital, observam a regulação de proteção de dados (General Data Protection Regulation – GDPR), conforme noticia a Reuters, a partir do press release do agência irlandesa.

Em questão, a fiscalização das atividades do provedor de mecanismos de busca online para saber se as práticas são transparentes, bem como as práticas de retenção de dados.  A autoridade regulatória quer investigar as práticas de monitoramento das atividades dos usuários quando navega pela internet e visita websites. Geralmente, o navegador, instalado no computador ou telefone celular, passa a rastrear as atividades online dos usuários dos websites, para o fim de tornar o consumidor o alvo de campanhas de publicidade digital. Se for constatada alguma violação à legislação, a autoridade reguladora poderá aplicar multas que podem chegar a 4% (quatro por cento) do faturamento global da companhia ou vinte milhões de euros. Muitas das empresas globais de tecnologia possuem sede europeia na Irlanda, daí a jurisdição da Autoridade de Proteção de Dados irlandesa.