Internet
Cinquenta Estados norte-americanos anunciam investigação contra o Google por práticas anticompetitivas no mercado de buscas e publicidade digital
Cinquenta Estados norte-americanos anunciaram a abertura de investigação contra o Google (empresa é denominada formalmente Alphabet) por práticas anticoncorrenciais e lesivas aos consumidores, no mercado de buscas e publicidade digital. Segundo informações publicadas na mídia, o Google captura 75% (setenta e cinco) por cento do total de gastos em publicidades online. E, ainda, alega-se que a empresa de tecnologia monitora hábitos de navegação da internet, bem como captura dados pessoais durante a navegação online.
A investigação é liderada pelo Procurador do Estado do Texas Ken Paxton. Mas, com o apoio de diversos outros Estados, tanto dominados por republicanos quanto democratas.
Nesta fase inicial da investigação, o objetivo é buscar provas a respeito das práticas comerciais do Google no mercado de buscas e publicidade digital, bem como conhecer o modo de funcionamento do sistema de algoritmos e publicidade online. Em debate, o poder econômico da empresa de tecnologia e sua respectiva influência para obter vantagens indevidas e anticompetitivas no mercado.
Esta questão do monopólio no mercado de buscas online e publicidade digital é objeto de investigação pelo Departamento de Justiça, a Comissão Federal de Comércio, Comitês do Congresso Nacional, e Autoridade Européia anti-truste.
Conteúdo relacionado:
Áreas residenciais contaminadas por ruídos e poluição ambiental sonora: instrumentos de prevenção de reparação
ago 22, 2023
Newsletter Direito da Comunicação – Edição especial do mês do meio ambiente – Junho/2023 está disponível
jun 30, 2023
Ebook Condomínios inteligentes, saudáveis e sustentáveis
maio 24, 2023