Portal Direito da Comunicação Direito da
Comunicação

Portal Direito da Comunicação

Portal Direito da Comunicação

Artigos

China assume a presidência dos BRICS

por Ericson Scorsim

jun 29, 2022

Em 2022, a China assumirá a presidência dos BRICS.

Há expectativas quanto às iniciativas chinesas na liderança. Alguns pontos possíveis de desenvolvimento: o aumento de investimentos entre os países dos BRICS, ampliação do comércio entre os países que integram esta aliança internacional. E, ainda, junho de 2022, líderes dos países integrantes dos BRICS anunciaram medidas para o fortalecimento da reforma da governança global. Outro ponto destacado foi a promoção do ambiente das tecnologias de informações e comunicações abertas, seguras, estável, acessível e pacífica, e a intensificação da utilização destas tecnologias para a internet.  Foi ainda salientado o papel das tecnologias de informação e comunicações para o desenvolvimento dos países. Outro ponto é a proteção dos consumidores no comércio digital.

Houve a declaração de  apoio à construção da rede de BRICS think tank para as finanças. Outro tema foi o engajamento do banco dos BRICS, o NDB, na integração de uma plataforma de integração dos projetos de investimento em infraestrutura. Além disto, houve a declaração de apoio à rede de centro de transferência de tecnologias. Outro tema foram as medidas para implementar a agenda de sustentabilidade ambiental. Apontou-se a preocupação com os riscos e dilemas éticos quanto à utilização abusiva da inteligência artificial para os direitos humanos. No campo da cooperação espacial há o programa de sensoriamento remoto da terra por satélite.[1]

Outros temas abordados foram: o fortalecimento da capacidade digital para reduzir a divisão digital, a cooperação internacional para o desenvolvimento de indústrias digitais, fortalecimento da cooperação para serviços digitais, com consumidores inteligentes, fronteira inteligentes e conectividade inteligente, programas de construção de capacidade para aplicações de tecnologias de informação e telecomunicações nos países, apoio à Conferência Global sobre Economia Digital.

Há oportunidades geoestratégicas para o Brasil e empresas brasileiras no âmbito dos BRICS, uma aliança político/diplomática com China, Rússia, África do Sul e Índia.

** Todos os direitos reservados, não podendo ser reproduzido ou usado sem citar a fonte.

Ericson Scorsim. Advogado e Consultor no Direito Regulatório das Comunicações. Doutor em Direito pela USP. Autor dos livros Jogo Geopolítico das Comunicações 5G: Estados Unidos, China e o Impacto no Brasil e Geopolítica das Comunicações (2ª ed), edição autoral, Amazon, 2020 e 2022.


[1] XIV BRICS Summit Beijing Declaration, 24/06/2022.

Crédito de Imagem; Toda Política