Agência Federal de Comércio dos EUA promove audiências sobre utilização de Big Data

Agência Federal de Comércio dos Estados Unidos promove audiências públicas sobre utilização de algoritmos, inteligência artificial e análise de dados

Big Data: Análise de dados, Machine Learning, Data Science. Foto: rawpixel.com / Freepik
Compartilhe:

A Agência Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) definiu audiências públicas sobre os temas: algoritmos, inteligência artificial e análise de dados

Em debate, questões relacionadas à competição no mercado, bem como a proteção dos consumidores.

O propósito é definir princípios comuns e regras éticas para o desenvolvimento de utilização de algoritmos, inteligência artificial e análise de dados.

A Federal Trade Comission (FTC) indagou se a autorregulação e a legislação existente nos Estados Unidos é suficiente para resolver as principais questões relacionadas aos referidos temas ou se são necessárias novas leis ou regulações.

Na perspectiva dos consumidores, há preocupação nos segmentos de acesso ao mercado de crédito. Também, há preocupação quanto à utilização de tecnologias de reconhecimento facial.

Na perspectiva da concorrência empresarial, há certos riscos de práticas de concentração econômica, mediante atos anticompetitivos empresariais na utilização de algoritmos. Indaga-se se a legislação concorrencial é suficiente para enfrentar as questões associadas à utilização das respectivas tecnologias.

Em síntese, a FTC quer saber a respeito do impacto das tecnologias baseadas em algoritmos, inteligência artificial e análise de dados, sobre a competição, inovação e as opções aos consumidores. E como as autoridades reguladoras devem agir em conexão às novas tecnologias sem restringir a competição ou inovação.

Também, quer saber a responsabilidade das empresas na utilização destas tecnologias diante de possíveis danos causados aos consumidores, verificando se a legislação e a regulação existente nos Estados dos EUA é suficiente ou não.

Fonte: Federal Trade Comission. FTC Announces Agenda for the Seventh Session of its hearings on Competition and Consumer Protection in the 21 st Century; Session at Howard University to focus on algorithms, artificial intelligence, and Predictive Analytics.

Compartilhe: