Estratégia de governo digital no período de 2020 a 2022

O objetivo é alcançar a transformação digital do governo, com garantias à acessibilidade dos serviços públicos digitais aos cidadãos

Compartilhe:

O governo federal publicou o Decreto n. 10.332, de 28 de abril de 2020, que trata da estratégia de governo digital para o período de 2020 a 2022.

O objetivo é alcançar a transformação digital do governo, com garantias à acessibilidade dos serviços públicos digitais aos cidadãos. O plano de transformação digital conterá a unificação de canais digitais e a interoperabilidade de sistemas. Também, haverá o plano de dados abertos. Além disto, serão adotadas ferramentas de notificações aos usuários dos serviços públicos, bem como ferramentas de meios de pagamentos digitais nos serviços públicos.

Prevê, ainda, a adoção de uma Plataforma de Cidadania Digital que englobe a totalidade dos serviços públicos digitais.

Portanto, os objetivos da estratégia digital são os seguintes: oferta de serviços públicos digitais, avaliação de satisfação nos serviços digitais, acesso digital aos serviços públicos (consolidação de aplicativos móveis em conta única do governo federal), plataformas e ferramentas compartilhadas, serviços públicos integrados, políticas públicas baseadas em dados e evidências (mapa de empresas no Brasil), serviços público do futuro e tecnologias emergentes (ferramentas de inteligência artificial e blockchain), serviços preditivos e personalizados aos cidadãos, implementação da Lei Geral de Proteção de Dados, garantia da segurança das plataformas de governo digital e missão crítica, identidade digital do cidadão, reformulação dos canais de transparência e dados aberto, participação do cidadão na elaboração de políticas públicas, governo como plataforma para novos negócios, otimização das infraestruturas de tecnologia da informação (infraestruturas de datacenters e computação em nuvem), digital como fonte de recursos para políticas públicas essenciais, equipes governamentais com competências digitais.

Compartilhe: