Portal Direito da Comunicação Direito da
Comunicação

Portal Direito da Comunicação

Portal Direito da Comunicação

Telecomunicações

Supremo Tribunal Federal marca audiência pública na ação declaratória de constitucionalidade do Decreto que promulgou o acordo de cooperação judiciário-penal entre Brasil e EUA

por Ericson Scorsim

nov 08, 2019

O Min. Gilmar Mendes, relator da ADCON 51/DF, definiu data para audiência pública a respeito do julgamento da constitucionalidade do Decreto 3.810/2001 que promulgou o acordo de cooperação judiciário-penal entre Brasil e o governo dos Estados Unidos.

A ADCON foi proposta pela Federação das Associações das Empresas de Tecnologia da Informação. Como amicus curiae figuram nos autos o Facebook, Yahoo, entre outros.

Segundo a justificativa para a realização da audiência pública, o tema envolve a execução de tratado internacional celebrado entre Brasil e Estados Unidos para a obtenção e a interceptação do conteúdo das comunicações eletrônicas. Também, envolve a aplicação da legislação nacional e outros instrumentos para o acesso a comunicações intermediadas por empresas norte-americanas ou estrangeiras.  Há o potencial de risco do nível de proteção do direito fundamental à privacidade dos usuários de serviços de internet.  Igualmente, há a questão dos limites da soberania nacional dos países envolvidos, diante do cenário de fragmentação de fronteiras, virtualização do espaço físico e ampliação, a nível global e instantâneo, dos meios de comunicação. Ademais, é necessário debater os critérios de alcance da jurisdição brasileira sobre comunicações eletrônicas e a discussão de parâmetros como a territorialidade, o local de armazenamento físico dos dados, a definição da empresa controladora e o impacto da atividade comunicativa. A audiência pública foi pautada para 16 de dezembro de 2019. Interessados em participar da audiência pública devem fazer inscrição até o dia 6 de dezembro de 2019.